Existem no Museu do Fado inúmeros jornais com referências a Hermínia Silva. Em todos eles podemos ler que a cantora era muito acarinhada e respeitada pela imprensa.
No livro "Recordar Hermínia Silva" de Vítor Duarte Marceneiro, existem algumas mais noticias complementares às existentes no Museu do Fado, daí disponibilizar estas datas aqui.
Temos que ter em conta que nessa altura a imprensa era sujeita a censura e o jornalismo era diferente daquele que hoje conhecemos. No entanto, estes jornais eram específicos do mundo artístico e acompanhavam os artistas de um outro modo, talvez um pouco mais caloroso.
De todos os jornais que li, não houve nenhum que escrevesse algo negativo sobre a cantadeira Hermínia Silva, muito pelo contrário, foram sempre muito calorosos e consegue-se perceber a honra e orgulho dos jornalistas ao entrevistarem a artista.
Obviamente que o facto de Hermínia ter receio de voar, gerou algum comentário mais engraçado, mas nada que pudesse levar Hermínia a ficar ofendida, muito pelo contrário.
Descobri um artigo recente do jornal Expresso, sobre uma situação que aconteceu a Hermínia durante um espetáculo, o qual achei interessante e partilho-o aqui.
Guitarra de Portugal
Novembro de 1932
Fevereiro 1935
Abril de 1937
Abril de 1939
Novembro de 1946
Trovas de Portugal
Canção do Sul
Outubro de 1934
O Século Ilustrado
1945
Ecos de Portugal
Abril de 1945
Abril de 1948
Agosto de 1950
Voz de Portugal
Expresso
18.09. 2010
História sobre o apalpão que Hermínia Silva levou do Guitarrista "emprestado"
Sem comentários:
Enviar um comentário